top of page
Sequências didáticas
Agosto

A partir da elaboração e aplicação de material didático para professores, estruturado da seguinte forma: 1 afeto; 2 necessidade de pensamento; 3 textos filosóficos; 4 ensaio; foram feitas inúmeras reuniões para seleção das temáticas. O aluno bolsista Leandro Alves atuou no processo criativo e na elaboração de protótipos de layout/ design do material e, do produto final, ficou responsável, sob orientação direta da professora Suze, pela elaboração da temática “liberdade de expressão em uma democracia”.

 

Esse trabalho teve por fundamentação teórica Norberto Bobbio em sua obra “O Futuro da Democracia” entre outros textos. Com o material estruturado, o aluno ministrou algumas aulas no colégio Padre Alexandre Grigoli, com base na metodologia e tema propostos. Ao final, os alunos deram feedbacks positivos sobre a aula.

​

Aluno bolsista responsável: Leandro Alves

Colaboradores assistentes: Rafael Valença e Wesley Seraphim
Escola: E.E. Padre Alexandre Grigoli

Professor supervisor: Alexandre César

2016
Fevereiro

O tema escolhido para ser trabalhado pela bolsista Ana Luisa foi “Filosofia - O que é? Conceitos e Definições”. Ela buscou dialogar com as impressões que os alunos já possuíam com a palavra “filosofia” e, partindo desse ponto, introduziu o conceito que Marilena Chauí utiliza em “Convite à Filosofia”: Filosofia enquanto fundamentação crítica e teórica dos conhecimentos e das práticas. Posteriormente, Ana Luisa falou brevemente sobre os períodos da História da Filosofia, a origem da palavra filosofia, bem como problematizou a noção de “utilidade/não utilidade da Filosofia”, também proposta por Chauí.

​

Aluna bolsista responsável: Ana Luisa Coutinho

Colaboradores assistentes: Danielle Bandeira, Lucas Prado Wesley Seraphim
Escola: E.E. Professor Ismael da Silva Júnior

Professor supervisor: Alexandre César

Data da aula: 16/02/2017

Pichação é arte?

​

Aluno bolsista responsável: Lucas Prado

Colaboradores assistentes: Ana Luisa Coutinho, Bruno Costa, Danielle Bandeira e Wesley Seraphim

Escola: E.E. Professor Ismael da Silva Júnior

Professor supervisor: Alexandre César

Data da aula: 23/02/2017

Março

Utilidade da Filosofia

​

Aluno bolsista responsável: Bruno Costa e Laurielen Lucio

Colaboradores assistentes: Ana Luisa Coutinho, Danielle Bandeira, Lucas Prado e Wesley Seraphim

Escola: E.E. Professor Ismael da Silva Júnior

Professor supervisor: Alexandre César

Data da aula: 09/03/2017

Recortes de Opressão

​

Aluno bolsista responsável: Wesley Seraphim

Colaboradores assistentes: Ana Luisa Coutinho.

Escola: E.E. Professor Ismael da Silva Júnior

Professor supervisor: Alexandre César

Data da aula: 22/03/2017

Abril

Simulacros e a Sociedade do Espetáculo

​

Aluna bolsista responsável: Danielle Bandeira

Colaboradores assistentes: Ana Luisa Coutinho, Bruno Costa, Laurielen Lucio, Lucas Prado, Pedro Puertas e Wesley Seraphim.

Escola: E.E. Professor Ismael da Silva Júnior

Professor supervisor: Alexandre César

Data da aula: 13/04/2017

A partir do afeto provocado por duas charges do jornal francês Charlie Hebdo, a aluna bolsista Danielle Bandeira instigou os alunos à necessidade de pensar sobre problemas decorrentes da situação abordada, que estava ligada a questões como xenofobia, poder da mídia, situação dos refugiados, liberdade de expressão, direitos humanos, entre outros; e a partir desses questionamentos elaborar problemas filosóficos que precederiam propriamente o pensar filosófico, a partir da reflexão crítica e argumentação bem estruturada.

 

O tema escolhido a partir dos roteiros do material didático produzido para ser trabalhado na sala foi O mal banal entre-nós, fundamentado pela obra Eichmann em Jerusalém da filósofa Hannah Arendt.

 

Aluna bolsista responsável: Danielle Bandeira

Escola: E.E. Padre Alexandre Grigoli

Professor supervisor: Alexandre César

Outubro
2017

Os bolsistas junto da turma do curso de Didática da UFABC visitaram a EMEF Campos Salles no bairro do Heliópolis. A escola adota o modelo da escola da Ponte, aboliu as paredes entre as salas de aula, uniu as turmas do mesmo ano e colocou os alunos sentados em grupo uns ajudando aos outros e decidindo a partir de comissões os roteiros de estudo.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

Junho

Outubro

 No dia 7 de outubro os alunos da Escola Estadual Ismael onde o projeto realizado, participaram da sétima Olimpíada de filosofia do Estado de São Paulo, realizado na FAPCOM, não temos imagens dos alunos porque o bolsista as perdeu, contudo foi fantástico e o clima de alegria e interesse perpassava a todos. O tema do evento foi: Filosofia pra quê? 

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar e editar seu próprio texto. É fácil.

​

​

Dezembro

Filosofia Para Crianças, evento organizado por professores da UFABC juntamente com alunos da casa e bolsistas do PIBID. O evento visava despertar o interesse das crianças e igualmente dos pais para reflexões filosóficas de uma forma descontraída e lúdica. 

Dessa forma foi demonstrado o quanto a Filosofia pode ser acessível à todos independente de idade; podemos pensar assim inclusive na possibilidade do ensino de Filosofia em outras fases do aprendizado que não somente o ensino médio. Talvez a Filosofia desde o ensino fundamental possa ser um ferramental adequado para formação de adolescentes mais auto-crítico. 

Atividades

Visitas
Junho

Visita dos bolsistas do PIBID à Escola Nacional Florestan Fernandes, que tem por metodologia a pedagogia do oprimido e o modelo cubano de ensino. A visita tinha como objetivo a ampliação do escopo do significado de “educação” e o aprendizado sobre movimentos sociais no Brasil e sua relação com a escola,

2016
2017
Abril

Materiais/ferramentas de referência:

Disponível em: <http://amigosenff.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=11&Itemid=121&lang=pt-BR> Acesso em: jun. 2016.

No dia 08/04 ocorreu a visita dos bolsistas do PIBID à Escola Nacional Florestan Fernandes, que tem por metodologia a pedagogia do oprimido e o modelo cubano de ensino. A visita tinha como objetivo a ampliação do escopo do significado de “educação” e o aprendizado sobre movimentos sociais no Brasil e sua relação com a escola,

Os alunos bolsistas, junto ao supervisor Alexandre, realizaram, com os alunos da E.E. Padre Alexandre Grigoli, uma visita ao Memorial da Resistência de São Paulo. A atividade tinha o intuito de aproximar os alunos da realidade estudada em sala de aula, especificamente os episódios de tortura ocorridos no antigo DEOPS da época da ditadura civil-militar e atual Memorial da Resistência.

​

Participantes: Bruno Costa, Wesley Seraphim, Rafael Valença.

Escola: Padre Alexandre Grigoli.

Novembro

​

bottom of page